Refeições em família afastam problemas

Outro assunto que considero muito importante para leitura de pais e responsáveis, é sobre comportamento de risco dos adolescentes; e como os pais podem interferir neste comportamento (antes que aconteçam!).

Um artigo* publicado na Revista brasileira de Epidemiologia reconhece que as famílias sofreram modificações culturais, históricas e na composição e formato. O texto ressalta os fatores aplicáveis pela família que podem diminuir os comportamentos de risco (uso de tabaco, álcool e drogas).

Fazer pelo menos uma refeição diária, por 5 dias ou mais na semana e saber o que o filho faz em seu tempo livre tem grande efeito protetor.

O indicador mais significativo sobre o controle do tempo livre dos filhos pelos seus pais ou responsáveis, foi o fato de saber se o aluno falta às aulas sem o consentimento deles (18,5% dos alunos entrevistados confirmaram faltar sem o consentimento). Observa-se ainda um gradiente dose-resposta: o aluno que mais falta às aulas, mais está exposto ao risco de uso de tabaco, álcool e drogas.

O papel da família é muito importante na promoção da saúde e também em afastar os riscos de uso e dependência de substâncias nocivas.
PS. Na hora da refeição, lembrar de desligar a televisão, e conversar olho no olho, assuntos que possam entreter todos e que vão estreitar os laços familiares.

Lembrar que quanto mais próximo o filho estiver de você, mais longe estará dos riscos. #neuropediatria #neurologiainfantil #andrecabral #comportamentoderisco #adolescente #childneurology * Malta DC, Porto DL, Melo FCM, Monteiro RA, Sardinha LMV, Lessa BH. Família e proteção ao uso de tabaco, álcool e drogas em adolescentes, Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares. Rev Bras Epidemiol. 2011 fev; 14(1 supl): 166-77.

Dr. André Cabral
Neurologista Pediátrico.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart