Especialidades

Pediatria é a especialidade da Medicina dedicada ao cuidado da saúde de crianças e adolescentes. A área de atuação do pediatra abrange o diagnóstico e tratamento de doenças, além de aspectos preventivos (orientação sobre alimentação, aleitamento materno, vacinação, prevenção de acidentes, etc).

A cardiologia pediátrica é a especialidade responsável pela prevenção, diagnóstico e manejo de doenças cardíacas congênitas desde o feto até o adulto e das cardiopatias adquiridas em lactentes, crianças e adolescentes.
A importância de um diagnóstico precoce e consequentemente um tratamento adequado são fundamentais para a boa evolução deste grupo de doentes.
Algumas patologias avaliadas pelo especialista incluem:
1. Cardiopatias congênitas que causam cianose ( coloração azulada da pele ): transposição da grandes artérias, Atresia tricúspide, Atresia Pulmonar, tetralogia de Fallot.
2. Cardiopatias congênitas que cursam com insuficiência cardíaca: comunicação interventricular, comunicação inter atrial , persistência do canal arterial , defeito do septo atrioventricular, estenose pulmonar, coarctação de aorta
3. Insuficiência cardíacas adquiridas: cardiomiopatias , miocardites, pericardites
4. hipertensão pulmonar secundária a cardiopatia
5. Hipertensão arterial sistêmica
6. Arritmias cardíacas
7. Doenças adquiridas: doença de Kawasaki, Febre Reumática, Síndrome inflamatória multi sistêmica.

Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica que lida com crianças que necessitam diagnóstico e tratamento de doenças potencialmente cirúrgicas, como hérnias em geral, fimose, posicionamento inadequado dos testículos, freio lingual e tumores sólidos abdominais e torácicos. Além disto conduz afecção que acometem os tratos digestório (gastrocirurgia pediátrica), urinário (urologia pediátrica) e respiratório, sejam de caráter benigno ou maligno. O cirurgião pediátrico, ao identificar as particularidades das doenças nas crianças, indica cirurgia como tratamento com menos frequência do que costuma ser necessário no cenário de adultos. Além disto, emprega técnicas cada vez menos invasivas, como videocirurgia e robótica, para operar, quando indicado.

Endocrinologia Pediátrica é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas aos hormônios, como distúrbios de crescimento (baixa ou alta estatura), diabetes,  dislipidemias, obesidade, disfunções da tireoide, estados intersexuais, distúrbios do metabolismo ósseo e doenças da glândula supra renal.

É a especialidade que lida com o diagnóstico, tratamento e controle dos distúrbios genéticos e hereditários. É uma área que enfoca não só o paciente mas também toda a família, principalmente por meio do aconselhamento genético.

A neurocirurgia pediátrica é uma subdivisão da cirurgia pediátrica, sendo que ela tem esse nome por ser realizada em pacientes que ainda são bebês, crianças e adolescentes, dos 0 aos 18 anos de idade. As cirurgias neurológicas em crianças são delicadas e há risco relacionado ao sangramento, pois a criança tem as estruturas do sistema nervoso ainda em desenvolvimento e tem um volume sanguíneo corpóreo restrito.
Em geral, as principais doenças neurocirúrgicas tratadas pelo neurocirurgião pediátrico de forma isolada ou em parceria com outras áreas incluem;
• Deformidades craniofaciais (craniossinostoses, displasias);
• Deformidades da coluna vertebral;
• Traumatismos craniencefálico, raquimedulares e dos nervos periféricos;
• Anormalidades da marcha (espasticidade);
• Doenças congênitas, tais como a hidrocefalia, mielomeningocele, cistos, entre outros;
• Tumores cerebrais, raquimedulares e dos nervos periféricos;
• Anomalias vasculares, tais como malformação artério-venosa, aneurismas cerebrais, cavernomas
• Neurocirurgia funcional para tratamento de doenças do sistema nervoso central.

A Ortopedia Pediátrica é uma subespecialidade da ortopedia que estuda desde as mal-formações congênitas, distúrbios do desenvolvimento, problemas posturais, doenças neuromusculares como paralisia cerebral, mielomeningocele, etc, até os problemas traumáticos como fraturas e outras lesões envolvendo crianças e adolescentes

Dentro da oftalmologia existe um ramo voltado especialmente para cuidar da saúde dos olhos dos nossos pequenos: a oftalmopediatria. Cerca de 20% das crianças em idade escolar sofrem com algum problema de visão. A oftalmopediatria é uma subespecialidade médica que investiga e trata as doenças e problemas da visão em crianças e adolescentes. Para se capacitar nessa área, o estudante precisa passar por três anos de residência em oftalmologia, seguidos de mais dois de especialização. Dessa forma, ele estará apto a diagnosticar, tratar patologias e alterações oculares. É habilitado também para fazer o acompanhamento do desenvolvimento da visão da criança.

Psiquiatria infantil é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade.

Urologia Pediátrica é a especialidade médica que trata das doenças relacionadas ao sistema urinário de crianças e adolescentes. A urologia pediátrica avalia problemas urinários, como por exemplo: Enurese, hidrocele / hérnia inguinal, infecção urinária na infância, refluxo vésico-ureteral, fimose, criptorquidia (testículo fora da bolsa escrotal), dentre outras.

A nutrição materno infantil é a área que avalia o estado nutricional e hábitos dos pacientes, possibilitando a adoção de estratégias para melhor aceitação alimentar e a adoção de hábitos saudáveis por meio da prescrição e supervisão nutricional.

É a especialidade da medicina que visa o diagnóstico e o tratamento de doenças alérgicas e defeitos de imunidade. Dentre as principais patologias avaliadas por esta especialidade podemos citar: Asma, rinite, alergias alimentares, alergias a medicamentos , dermatite atópica , urticária e as anafilaxias! Além disso investiga possíveis defeitos imunológicos em crianças com infecções de repetição.

Dermatologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano: a pele. A especialidade atua também nas doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (boca e genitais). A pele da criança está em constante transformação e merece cuidados específicos. Herança genética, alterações hormonais, alergias e condições climáticas exercem grande influência cutânea.

A Gastroenterologia pediátrica é a subespecialidade da pediatria que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do trato gastrointestinal, fígado, vesícula biliar e pâncreas. As principais patologias abordadas por estes profissionais incluem: Doença do Refluxo Gastroesofágico, Alergia ao Leite de Vaca e outras alergias alimentares, Constipação Intestinal Crônica, Dor Abdominal Recorrente, Diarréia Persistente e Crônica, Doença Celíaca e outras doenças que determinam má absorção intestinal; Gastrites, Esofagites e Úlceras Pépticas, Doença Inflamatória Intestinal, Sangramentos Gastrointestinais, Doenças do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas. Reforçando também o suporte de reabilitação intestinal para pacientes ostomizados ou com Síndrome do intestino curto e outras causas de Falência Intestinal.

A Nefrologia Pediátrica é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos rins e trato urinário de bebês, crianças e adolescentes, como insuficiência renal aguda ou crônica, infecção urinária, hipertensão arterial, cálculos renais, distúrbios miccionais e doenças renais congênitas

A Neurologia Infantil é uma especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças. Devido às características especiais do desenvolvimento infantil, é importante na prevenção e tratamento de atrasos e transtornos. Algumas doenças neurológicas são comuns na infância e na adolescência: Dificuldade escolar, Atraso no ganho da fala, Atraso motor, Autismo, Hiperatividade e Déficit de atenção (TDAH), Dor de cabeça, Epilepsia e Doenças neuromusculares.

A otorrinolaringologia é uma especialidade médica que avalia doenças do ouvido, nariz, seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

É uma subespecialidade da pediatria que cuida do diagnóstico, tratamento e da prevenção das doenças respiratórias que acometem crianças e adolescentes.

Reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos. Estas patologias são muitas vezes designadas de doenças reumáticas. Principais patologias abordadas pela especialidade: Lúpus, Artrite idiopática juvenil, espondiloartropatias, Doença de Kawasaki, vasculites, dentre outras.

A fisioterapia respiratória ou Fisioterapia Pneumo-Funcional, é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção e no tratamento de praticamente todas as doenças que causam disfunções ventilo-respiratórias no sistema respiratório infantil. Os principais objetivos são: melhorar a capacidade e qualidade ventilo-respiratórias; desobstrução das vias aéreas; eliminação das secreções da árvore brônquica; promover uma respiração confortável, com a desobstrução das vias aéreas superiores e a redução da dificuldade para respirar. Atua precocemente no sentido de prevenir as complicações advindas do acometimento das diversas patologias respiratórias, consequentemente, evitando as internações hospitalares.

A Psicologia é uma ciência que estuda o ser humano e suas relações com o meio em que vive. Seu objetivo principal é buscar a saúde mental e o bem estar do sujeito. O profissional da Psicologia atuará na prevenção e tratamento. A Psicopedagogia é uma área de atuação que busca ajudar o processo de aprendizagem do indivíduo. Embora seja um atendimento clínico, este não se caracteriza como psicoterapia, visto que as questões trabalhadas são direcionadas no processo de cognição, de aprendizagem e não nos conflitos emocionais, psicológicos e/ou comportamentais.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart